Cinco Vezes Chico

Logo_5Xchico

O documentário Cinco vezes Chico – O Velho e Sua Gente é uma visão inédita do Rio São Francisco. Pela primeira vez um documentário de longa metragem, que retrata os cinco estados banhados pelo rio, será uma jornada afetiva pelas águas e pelas histórias das comunidades ribeirinhas deste rio. Cinco diretores de estilos cinematográficos bem marcantes, vão acompanhar o curso do rio desde sua nascente em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe. Cada episódio da série abordará um estado banhado pelo Velho Chico. Para cada estado, um olhar diferente.

Esta jornada caleidoscópica e multifacetada pretende mostrar que, assim como o Velho Nilo, seu irmão africano e o Ganges, na Índia, o leito do São Francisco é um fato cultural que determinou a vida e os costumes de sua gente. A rica e irregular geografia de seu longo percurso é marcada por cantigas, brincadeiras, danças, contos, causos, tradições africanas, indígenas e católicas, mitos e cirandas que se misturam com as embarcações que levam e trazem a história de 16 milhões de brasileiros. Cinco vezes Chico nasce do desejo de preservar a memória sobre este importante rio e sua gente através de diferentes, e por que não dizer, complementares, olhares sobre este verdadeiro fato cultural que é o Velho Chico.

Selecionado pelo Edital Petrobrás Cultural 2013 entre os mais de 4.000 projetos inscritos.
Lançado em 2015.

equipe técnica

direção Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein, Eduardo Nunes  produção executiva Izabella Faya   direção de produção Fernanda Reznik fotografia e câmera Heloisa Passos  montagem Flávio Zettel  pesquisa e assistência de direção Valéria Burke.

veja o trailer


icone_facebook

Siga o diário de viagem que acompanhou a produção do filme, no Facebook