Núcleo Criativo Caleidoscópio

O Núcleo Criativo CALEIDOSCÓPIO – Narrativas Multifacetadas para Crianças e Jovens – surge do desejo de incrementar a produção nacional para crianças e jovens através da diversidade. Roteiristas com experiências diversificadas trabalhando para este público se juntaram para pensar este núcleo em que o foco principal é unir forças para criar um espaço de referência em criação para este público.  Premiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual, o  Caleidoscópio começa a girar e gerar histórias.

FLAVIA LINS E SILVA

Ninguém melhor do que Flávia Lins e Silva para supervisionar este grupo contribuindo com sua experiência de mais de 20 anos escrevendo para crianças e jovens, tanto em livros consagrados como em séries de TV igualmente bem sucedidas, do Sítio do Pica Pau Amarelo, que dispensa apresentações ao Detetives do Prédio Azul, que chega a sua 8a temporada.

O Núcleo é coordenado por Ana Pacheco e Izabella Faya.

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO:

MO.CH.I.L.A – Modos de Chegar e Investigar Lugares e Amigos

Serie de TV Documental – 13 x 26 min

Público alvo : 6 a 12 anos

Um menino de 11 anos viaja pela América Latina e em cada lugar que visita coloca uma coisa nova em sua mochila. Acompanhamos a viagem deste menino e sua mochila .Em cada lugar é recebido por uma criança local, que lhe mostra sua família, jogos, brincadeiras, comidas, histórias e músicas que fazem parte de seu mundo. No final da estadia, nosso menino troca algo que trouxe na mochila por algo que recebe de seu anfitrião.

O título “MO.CH.I.L.A” é símbolo e síntese do projeto, pois faz referência à bagagem cultural que uma criança já carrega consigo e também à bagagem que se adquire em uma viagem, apontando para o DIÁLOGO INTERCULTURAL.

Autoras: Ana Pacheco e Alice Lanari

FAROL DE NOTÍCIAS

Serie de TV Documental – 13 x 7 min

Público alvo: 5 a 10 anos

Farol de Notícias é um telejornal para crianças de 5 a 10 anos, que apresenta notícias de modo bastante inovador. O programa é apresentado por atores mirins que parecem chegar aos mais improváveis lugares do mundo (usando chroma-key) para mostrar acontecimentos “atemporais” sobre os cosmos, o mundo animal, ecologia, esportes e fatos internacionais. O telejornal é emitido de um “farol” abandonado e comandado pelo Capitão Leste-Oeste, único adulto do time. Ao lado dele, a jovem Maria Glória, de 11 anos, comenta as notícias, enquanto os repórteres Gabi Goiabeira e Zé Sardinha fazem de tudo para chegar aos locais dos acontecimentos, usando skate, patins, bote ou bicicleta para não perder os fatos. Filmaremos matérias no Rio, São Paulo e Salvador, além de contarmos com matérias de agências nacionais e internacionais a serem comentadas, sempre com um ar jovem, brincalhão e bem humorado. A cada episódio, teremos três reportagens diferentes e os telespectadores poderão participar, enviando notícias!

Autora: Flavia Lins e Silva

FREQUÊNCIA POSITIVA

Serie de TV de ficção – 13 x 26 min

Público alvo:  7 a 14 anos

Daiane, Beto, Júlia e Jefferson, com idades entre 13 e 14 anos, arregaçam as mangas e fazem de tudo para melhorar a situação da Vila Kosmos. Afinal, o dono de um shopping quer comprar a área onde eles moram para construir um novo empreendimento. Para pagar pouco pelas casas dos moradores, o dono do shopping faz um acordo com as mídias, que ajudam a desvalorizar o bairro com notícias negativas constantes. Para impedir que o shopping se instale e que o grupo de amigos se separe, os quatro amigos se unem e começam a criar soluções inovadoras no bairro, que passam a ser divulgadas na rádio pirata “Frequência Positiva”, criada por eles para comentar as melhorias que surgem na região.

Autora: Flavia Lins e Silva

ODISSÉIA DO TERCEIRÃO

Serie de TV de ficção – 13 x 26 min Aventura, Comédia

Público alvo:  14 a 18 anos

Lupe tem 16 anos e não tem a menor ideia do que vai prestar no vestibular. Pressionada pelos pais e pela escola, Lupe faz um teste vocacional que a joga numa realidade à parte – repleta de aventuras e absurdos – onde ela vive uma profissão diferente a cada dia. Nesta jornada, Lupe viverá diferentes realidades, aprenderá a lidar com os desafios das profissões e da adolescência.

Autora: Ludmila Naves

ERNESTO, O EXTERMINADOR DE SERES MONSTRUOSOS (E OUTRAS PORCARIAS)

Longa Metragem de ficção

Público alvo : 6 a 12 anos

Quando as crianças gritam de medo do monstro debaixo da cama, seus pais já sabem a quem chamar: Ernesto, o exterminador de seres monstruosos ( e outras porcarias).

Ernesto, a origem é uma versão em longa metragem de ficção para o público infanto-juvenil que é um desdobramento da série deTV que se encontra em produção. Uma adaptação do livro homônimo do escritor uruguaio Roy Berocay, Ernesto, é um exterminador de monstros que com ajuda de seu assistente Bartolomeu, usando um método nada convencional, ajuda seus clientes, crianças, a enfrentarem seus “monstros”.

Ernesto é um anti-herói cativante. Acima do peso, fã de rock pesado e junk food, ele não é politicamente correto, mas tem um enorme coração. Com ironia fina e humor inteligente, Ernesto é promessa de diversão para toda a família. No filme, Ernesto vai enfrentar um novo caso. Só que este caso vai ser diferente dos outros porque vai obrigá-lo a fazer uma viagem no tempo à sua própria infância e ajudar ao pequeno Ernesto a enfrentar seu monstro. O único problema é que Rigoberto, o monstro que vivia embaixo de sua cama e o assustava é hoje seu monstro de estimação e vive, já aposentado, em sua casa. Será que Ernesto vai exterminar o seu monstro no passado ? Como isso afetará seu futuro como exterminador?

Autoras: Ana Pacheco e Izabella Faya

DERRAPADA (Título Provisório)

Longa Metragem de ficção

Comédia dramática

Público alvo:  12 a 18 anos

Uma adaptação do livro “SLAM” de Nick Hornby, que conta a história de Sam, um garoto de 16 anos que não sabe muito bem o que vai fazer da vida, passa as tardes andando de skate e sonha em ser o primeiro de sua família a entrar para a faculdade. Ele fica desconcertado quando descobre que Alícia, a namorada recente de uma família de classe alta fica grávida. Sam repete a “derrapada” de sua mãe, que engravidou dele aos 16 anos e que esperava que ele tivesse outro destino. Em poucos dias passa por uma montanha russa de sentimentos, chega até mesmo a fugir e passar um dia fingindo ser outra pessoa. A temática da gravidez na adolescência é tratada de um ponto de vista original, do garoto, de forma direta, porém sensível, delicada e com muito humor.

Autoras: Ana Pacheco e Izabella Faya

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s